Um sistema de incêndio é responsável pela monitorização de vários compartimentos de um edifício/local.
No caso de ser detectado uma ocorrência, seja por detectores automáticos ou por via manual, esta é enviada para a central que por sua vez envia sinais de alerta para dispositivos visuais, sonoros ou mistos.
Os sistemas de detecção de incêndio podem ser convencionais endereçáveis.O sistema convencional é um sistema ideal para pequenas instalações, sendo o de mais baixo custo.
Basicamente consiste em dividir o local em zonas e associar um conjunto de detectores a cada zona.
Em caso de ser detectada uma ocorrência, a central identifica qual a zona e todos os dispositivos de alerta irão ser accionados.
O sistema endereçável é um sistema mais adequado a médias e grandes instalações.
Neste caso, todos os dispositivos têm associado um endereço e estão ligados a um circuito em loop.
Em caso de ser detectada uma ocorrência, a central identifica exactamente qual o dispositivo que foi accionado e que acções tomar.
Desta forma é possível saber com exactidão como e qual o compartimento que despoletou a ocorrência.
Outra vantagem importante deste sistema, é a possibilidade de enviar e receber informação de dispositivos externos á detecção de incêndio, como por exemplo, Portas Corta-Fogo, Elevadores, etc.
Um sistema de incêndio poderá ter vários componentes, sendo a sua instalação fundamental conforme a natureza e dimensão do local a proteger. Eis alguns exemplos:
A distribuição e escolha correcta dos dispositivos de detecção são fundamentais para uma rápida detecção de ocorrências, e para tal, a Aliança Fogo conta com 20 anos de experiencia no sector.